sexta-feira, 13 de março de 2015

Previsões do Oscar 2016 - The Revenant



TEXTO DE: Guilherme W. Machado

Após o total domínio de Alejandro González Iñarritu sobre o Oscar 2015, do qual saiu com três estatuetas tendo seu filme Birdman faturado ainda uma quarta, nada mais lógico do que apostar forte em sua nova obra The Revenant, na qual assina tanto a direção quanto o roteiro, como um dos principais concorrentes da temporada seguinte. Essa história de vingança baseada em fatos reais tem sua produção alongada desde 2001, quando o projeto estava nas mãos do diretor coreano Park Chan-Wook (Oldboy).

Vários atores já chegaram a ser escalados para o projeto, entre eles estavam Samuel L. Jackson, Christian Bale, Sean Penn, até chegar na formação final com Leonardo DiCaprio e Tom Hardy ocupando os dois papéis principais. Há, inclusive, muita especulação sobre indicações (para ambos) e até sobre uma possível vitória de DiCaprio, já tendo sido indicado 5 vezes sem vitória.

A equipe técnica conta com ninguém menos do que Emmanuel Lubezki (Árvore da Vida, Gravidade, Birdman) na direção de fotografia, que tem uma indicação quase garantida no Oscar 2016, ainda mais sendo o filme todo filmado em luz natural, um desafio imenso ao cinematógrafo, lembrando o feito de Barry Lyndon [Stanley Kubrick, 1975] (vencedor do Oscar de Direção de Fotografia em 1976), também filmado sem iluminação artificial. A edição coube a Stephen Mirrione, parceria comum de Iñarritu – trabalharam juntos em 21 Gramas, Babel, Biutiful e Birdman – e vencedor do Oscar por Traffic (2000). O Design de Produção, outra categoria com fortes chances de indicação, é assinado pelo experiente Jack Fisk (Além da Linha Vermelha, Cidade dos Sonhos, Sangue Negro).

Principais possibilidades de indicação:

§  Melhor Filme
§  Melhor Diretor [Alejandro González Iñarritu]
§  Melhor Ator [Leonardo DiCaprio]
§  Melhor Ator Coadjuvante [Tom Hardy]
§  Melhor Roteiro Adaptado [Alejandro González Iñarritu & Cia]
§  Melhor Edição [Stephen Mirrione]
§  Melhor Direção de Fotografia [Emmanuel Lubezki]
§  Melhor Design de Produção [Jack Fisk]

Nenhum comentário:

Postar um comentário